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2 de setembro de 2012

Técnicas para uma reunião eficaz

Por Márcio Rodrigues
Normas Gerais de Condução de Reuniões.
Resultados desejados em curto prazo:
1. Reuniões mais curtas e eficientes;
2. Maior compreensão das propostas;
3. Melhor qualidade nas decisões tomadas;
4. Maior compromisso dos participantes;
5. Reuniões menos tensas e mais produtivas.
 
CONTEÚDO

I. O planejamento prévio: O ANTES
  1. Só convoque uma reunião quando totalmente indispensável;
  2. Elabore uma pauta, fixando tempo para cada assunto. Coloque em ordem de prioridade. Distribua antecipadamente; tenha cópias extras no dia da reunião.
  3. A escolha dos recursos - audiovisuais.
  4. Leve material para consulta durante a reunião. Só apresente ser for necessário.
  5. A preparação de si próprio.
  6. Estabeleça um limite de tempo. Estabeleça um limite de inicio e conclusão para as reuniões, e comunique isso aos participantes.
II. A condução da Reunião: O DURANTE
  1. Explique a intenção da reunião, mencionado os principais itens da pauta e de quanto tempo se dispõe para discuti-los.
  1. Mantenha o rumo da discussão. Comece a reunião estabelecendo objetivos específicos e concretos a serem alcançados naquela reunião. Evite que assuntos novos entrem para a pauta uma vez que a agenda já foi preparada. Minimize conversas paralelas desnecessárias.
  2. Fale com objetividade, somente o essencial — resuma. Evite expressar suas idéias pessoais e só o faça depois que os outros as tenham expressado. Seu objetivo principal é dirigir e não participar calorosamente da discussão.
  3. Definir sempre:
·         “O que” será feito.
·         “quem” ficará responsável.
·         “quando” estará concluído.

Como lidar com participantes difíceis.
Sabemos que é diferente o comportamento dos indivíduos isoladamente e em grupo. Não há regras gerais, pois cada grupo é um grupo, mas é freqüente observarmos alguns tipos (estereótipos) nos grupos, são eles:
·         Belicoso
Não conteste. Mantenha a calma. Tome cuidado para que ele não monopolize a reunião.
·         O Positivo
Ele é um ponto de apoio. Permita que ele faça o uso da palavra sempre que necessário, pois normalmente contribui com informações positivas e de interesse geral.
·         O Sabe Tudo
Convém, em muitas circunstâncias, deixá-lo habilmente por conta do grupo.
·         O Falante
Interrompa-o com habilidade. Limite o tempo que ele tem para falar, pois tende a divagar e ser prolixo.
·         O Acanhado
Motive-o a participar fazendo perguntas fáceis para que tenha condições de respondê-las, de preferência algo relacionado com o que ele já conheça com isto a autoconfiança aumenta gradativamente. Agradeça sempre sua contribuição, mas não exagere com esta técnica.
·         O que Não Aceita e Não Concorda
Explore sua ambição. Reconheça e use sua experiência e seu conhecimento. Respeite-o, mas não se deixe persuadir por ele. Use sua experiência e bom senso de líder.
·         O Desinteressado
Dirija-Ihe perguntas sobre sua atividade profissional. Solicite habilmente exemplos de algo que ele esteia interessado. Procure motivá-lo e conscientizá-lo da importância de sua participação.
·         O Desdenhoso
Não critique, seja hábil, use a técnica do “sim, mas...”.  Não tente justificativas diretas, pois seja exatamente isto que ele queira, para se auto-afirmar perante todos.
·         Perguntador Persistente
 Normalmente atrapalha o líder. Convém passar suas perguntas para o grupo respondê-las,     entretanto, não convêm exageros desta técnica, pois pode causar impressão aos demais de que o líder se deixou persuadir pode ele ou este inseguro.
  1. Escuta ativa: a prática da escuta eficaz, onde estamos atentos ao que nós é dito, ou ao que dizemos aos demais, para percebemos se faz sentido.
  2. Sintetize as Conclusões.
  3. Obs. Para longas reuniões separe 10 minutos de intervalo para cada 90 minutos. O tempo economizado por não ter um intervalo é perdido pela redução da atenção e baixa produtividade.
III. O Acompanhamento - O APÓS
  1. O “follow – up” sobre os próximos passos. Faça o acompanhamento de todas as decisões tomadas.
  2. Cobre o Secretário ou a pessoa responsável de acompanhar as decisões tomadas.
Conclusão: Em qualquer reunião poderão estar presentes alguns “participantes” não convidados. São eles:

  1. Emoções - o perigo aqui é com o descontrole emocional. Tomar decisões sem equilíbrio pode levar a verdadeiros desastres. Podem surgir, também, problemas de relacionamento sérios se as palavras forem proferidas sem o temperamento do amor e do respeito mútuo.
  2. Problemas familiares.
  3. Problemas e preocupações pessoais.
  4. Preconceitos.
  5. Vaidade e egoísmo.

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