Ads 468x60px

2 de setembro de 2011

O líder que caminha

Por Reginaldo Martins

"Caminhando junto ao mar da Galiléia, viu os irmãos Simão e André, que lançavam a rede ao mar, porque eram pescadores". Marcos 1:16

Jesus é o grande líder a ser seguido, admirado e através da sua forma de liderar podemos maximizar as nossas competências de liderança.
Vivemos em uma época da história onde tudo está debaixo do imperativo do agora, do já, e, por causa disso, faz-se necessário uma maior rapidez para se atualizar. E, com isto, os lideres estão sob uma nefasta influência do urgente, do se informar para liderar. A cada dia um novo conceito ou idéia sobre liderança é jogado no meio corporativo, obrigando os líderes a correrem para se atualizar. A linguagem da liderança atual é rapidez, urgência, depressa!
 
Em toda a história bíblica da liderança de Jesus não há nenhuma informação que Jesus tenha sido um líder apressado, pressionado pelo tempo ou pessoas, pelo contrário, o verbo "correr" não está no manual de liderança de Jesus. Ele nunca corre, sempre caminha, anda. Acredito que a verdadeira velocidade da liderança seja caminhar! O verdadeiro líder não corre, caminha e caminhando vai revolucionando a vida das pessoas e o mundo.
Imagine, Jesus em três anos revolucionou a vida dos seus discípulos e milhares de outras pessoas e isto sem nunca correr. Caminhar é a velocidade de um verdadeiro líder!
Se Jesus fosse um líder pressionado pelo o urgente e liderasse somente na correria, possivelmente ele não seria alcançado pela mulher do fluxo de sangue que quando tocou suas vestes foi instantaneamente curada (Marcos 5:25-29); possivelmente, não teria ouvido os gritos desesperados do cego Bartimeu (Marcos 10:46-49); e talvez a mulher siro-fenícia também não conseguiria se aproximar dele (Mateus 15:21-23); muito provavelmente Jesus não teria visto o cego de nascença (João 9:1) . São conjecturas, mas entendo que se Jesus estivesse correndo muitos milagres não teriam acontecido, porque, quem lidera correndo não tem tempo para pessoas, mas somente para processos e coisas.
O líder pode parar um tempo para renovar suas forças, como fez Jesus no poço de Sicar (João 4:5-6), mas, nunca deve correr no exercício da liderança. Líder que vive correndo não vive para ninguém a não ser para si mesmo, pois, na correria não consegue ouvir e nem permite que seus liderados se aproximem. Quem corre, chega só!
Quando Jesus chamou seus primeiros discípulos ele estava caminhando. Naquele momento o Senhor já estava imprimindo na mente dos seus liderados a "velocidade" da liderança. "Caminhando junto ao mar da Galiléia, viu os irmãos Simão e André, que lançavam a rede porque eram pescadores. Disse-lhes Jesus: Vinde após mim, e eu vos farei pescadores de homens. Então, eles deixaram imediatamente as redes e o seguiram". (Marcos 1:16-18)
Sob a liderança de Jesus é importante saber que ele dita a velocidade e nos convida a caminhar após ele ("Disse-lhes Jesus: Vinde após mim"), ou seja, se ele caminha para liderar significa que não podemos correr, pois, se corrermos passamos na frente de Jesus. O chamado não é para correr, é para caminhar. Para chegar onde o chamado quer nos levar é só caminhar sempre.
A própria Bíblia Sagrada dá um valor importante ao Caminhar/andar.
1 - "Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte não temerei mal nenhum, porque tu estás comigo". (Salmos 23:4)
Quando você está caminhando nada fica como está!

2 - "...Dize aos filhos de Israel que marchem". Êxodo 14:15
Existem obstáculos que só serão ultrapassados se caminharmos
3 - "Ensine a criança no caminho que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele". Provérbios 22:6
Quando aprendemos a andar, nunca correremos!
4 - "Então, lhe disse: Levanta-te, toma a tua esteira e anda". João 5:8
Jesus é contra a pessoa ficar parada, sem andar, sem caminhar, sem movimento! Ele faz questão que as pessoas se movimentem, andem, caminhem!
O que fazer? Correr ou caminhar? Lembre-se Jesus nunca correu para liderar com excelência!
Alguns textos que exemplificam a velocidade da liderança de Jesus:
1 - "Passava Jesus por cidades e aldeias, ensinando e caminhando para Jerusalém". Lucas 13:22
2 - "Caminhando Jesus, viu um homem cego de nascença". João 9:1
3 - "Aconteceu, depois disto, que andava Jesus de cidade em cidade e de aldeia em aldeia, pregando e anunciando o evangelho do reino de Deus, e os doze iam com ele" Lucas 8:1
4 - "Passadas estas coisas, Jesus andava pela Galiléia, porque não desejava percorrer a Judéia, visto que os judeus procuravam matá-lo". João 7:1
5 - "De sorte que Jesus já não andava publicamente entre os judeus, mas retirou-se para uma região vizinha ao deserto, para uma cidade chamada Efraim; e ali permaneceu com os discípulos". João 11:54
6 - "Eles, porém, vendo-o andar sobre o mar, pensaram tratar-se de um fantasma e gritaram." Marcos 6:49
Gostaria de encerrar a reflexão fazendo algumas perguntas a você:
1 - Qual a sua velocidade na liderança?
2 - Você corre ou caminha?
3 - Com esta velocidade, você consegue ouvir as pessoas? Elas conseguem te alcançar?
"Andar para influenciar e transformar; Correr para se perder e se abater!"
Reginaldo Martins - Bacharel em Teologia e estudante de administração, pastoreia a Igreja Batista Nacional de Sinop (MT). É também escritor e presidente do CAP'S (Capacitando Pessoas para o Sucesso).

Artigo publicado no site do Instituto Jetro: www.institutojetro.com

0 Deixe o seu Comentário:

Postar um comentário